quinta-feira, 14 de junho de 2012

Protegendo nossa família



 
              No cotidiano de nossas vidas, a maior preocupação de todos sempre foi essa: como proteger nossa família?
           Nos dias atuais são inúmeros os problemas que nos afligem quanto a essa necessidade. Um dos maiores que se pode citar são as drogas.
       Umas consideradas lícitas e outras ilícitas. Das lícitas, algumas mais perigosas que as ilícitas, citaremos o fumo e o álcool. Estudos científicos demonstram que o tabaco e mais danoso à saúde que a maconha, tão disseminada entre nossos jovens. Até por que é proibida, e tudo que é ilegal parece atrair atenção das cabeças desocupadas, principalmente em locais onde não o que se fazer.     
          Nota-se, nos últimos tempos, uma grande redução no número de fumantes, isso porque não é proibido. O mesmo ocorreria se fosse legalizado o uso da maconha, pois, haveria junto com a regulamentação também a possibilidade da prevenção. Se nãofosse proibido, acabaria o vínculo entre traficantes e consumidores.
           Os fumantes são bombardeados diariamente pela propaganda dos jornais, revistas e TV, onde são mostrados os efeitos danosos à saúde. Médicos dizem: quer morrer de câncer no pulmão? Então, continue fumando.  Este, entre outros, é o resultado de se fumar durante anos.
          Outra droga lícita e que também destrói o ser humano é o álcool. Observa-se o seu consumo desde a mais tenra idade, muitas vezes com conveniência dos pais que mantêm bebidas em casa e fazem vista grossa ao uso delas pelos seus filhos menores de idade.
           Muitos começam pela curiosidade, a busca de sensações agradáveis e por influência de amigos. Depois que o vício se instala o jovem passa a fazer uso constante, trazendo consequências negativas para sua vida.
          Aí acontecem alterações comportamentais como a agressividade, isolamento e sintomas depressivos. Frequentemente, se envolvem em acidentes no trânsito com prejuízo para si e para os que o cercam.  Redução no rendimento escolar é muito comum, pois o aluno não consegue manter frequência e nem atenção, e mesmo sua memória é afetada. Em alguns casos, a pessoa se torna tão depressiva que aumenta o risco de suicídio e homicídio.
          Outro dado alarmante é que o alcoolismo afeta muito mais as mulheres do que os homens: “Cerca de 90% do álcool são metabolizados no fígado pela enzima alcooldesipronase (ADH), e, nas mulheres a concentração dessa enzima equivale a 60% da presente nos homens. Além disso, os meninos pesam cerca de 70Kg, e as meninas, 50Kg. Se ela bebe a mesma quantidade do namorado, fica duas vezes mais embriagada. Com três doses, entram em nível alto de alcoolemia”, Raul Aragão Martins, chefe do departamento de educação da UNESP.
           Para os rapazes o consumo de álcool é negativo, pois representa risco de envolvimento em atos violentos (brigas, acidentes de carro) e para as meninas, pior ainda, pois ficam menos seletivas para escolher com quem “ficar” e fazer sexo.        Nos dois casos, o alcoolismo é, comprovadamente, a porta de entrada para o uso de drogas cada vez mais fortes.
       O problema do álcool na adolescência é difícil até porque os pais fingem que ele não existe. Porém, se um filho aparece com um baseado entram em pânico. Nessa hora, é preciso calma.           Primeiro, vamos ver onde falhamos como pais: dialogar é preciso.  Tentar entender. Será que fui muito condescendente?        Quantas vezes conversei, acompanhei e tentei entender o meu filho? Será que já disse não algumas vezes? Ou sempre me sacrifiquei deixando de lado todos os meus sonhos e até alguma coisa essencial como o tratamento dos meus dentes, para dar o tenis de marca, o celular moderno e etc para o filho que tudo quer.
         A vida é muito difícil e acertar é um problema. Se procurarmos o equilíbrio, talvez as coisas funcionem. Temos que parar e pensar: o que fazer? Mesmo dentro de todas as aflições consideremos que filho é uma bênção dos céus. Fiquemos atentos e nunca, nunca mesmo, deixemos nossos filhos sem amor, muito amor. Porém com firmeza de ações.
         ET. A Cúpula das Américas – reunião dos Presidentes dos países americanos – se reuniu em Cartagena, na Colômbia, para tratar assuntos como o combate às drogas, nos dias 14 e 15 de abril de 2012;

                                                                                                   Neuza Amaral Affonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário