quinta-feira, 14 de junho de 2012

Bairros de Paraíba do Sul foram abandonados pela Administração Municipal


Sem representantes, população padece com a falta de investimentos e projetos nas comunidades

         
             População reclama da falta de investimentos, ações e projetos nos bairros
Por onde passamos o sentimento é um só, o de abandono e descaso. Nos últimos anos é perceptível por toda a população, a falta de investimentos nos bairros e distritos de Paraíba do Sul, como por exemplo, o distrito de Werneck e região. Poucas foram as ações básicas desenvolvidas nas áreas de saúde, infra estrutura e obras, educação, Bem Estar Social e outras pastas que são essenciais à população.  Ao pararmos para um breve momento de reflexão, chegaremos à conclusão que apesar dos anos terem se passados, os problemas que atualmente são enfrentados pelos moradores são os mesmos. E que inúmeras são as reivindicações e cobranças que parecem passar despercebidas diante dos olhos das autoridades municipais.
Quando falamos deste assunto, logo nos vem a mente a reclamação dos moradores do bairro Glória quanto ao descaso com a Rua Nossa Senhora da Aparecida, conhecida popularmente por Rua da Mina, que se encontra há anos totalmente esburacada, o que transforma o local num ambiente de total abandono. Ainda na referida Rua outro problema é quanto ao abandono da única mina de água existente na localidade e que é utilizada por dezenas de moradores do local.  O parquinho da Praça Castelo Branco continua com os mesmos problemas, a falta de manutenção pelo Poder Público. Na Rua Coronel João Werneck, a principal reclamação dos moradores é quanto o abandono da praça e da quadra do local, que está totalmente deteriorada pela falta de manutenção. Ainda em Werneck, na Rua Luiz Vieira de Carvalho e Porcino Fonseca de Moraes no bairro Alvorada, os problemas continuam, a falta de pavimentação das vias é a principal dificuldade enfrentada pelos moradores e na Rua Maria Rayol, as péssimas condições do asfalto, que há muito tempo não vê nenhuma manutenção por parte do Poder Público Municipal.
No bairro Inema os problemas se repetem, é a precariedade da Estrada Municipal Francisco Quirino Pinheiro, a falta de manutenção das Praças Sebastião Menezes e Deoclesio Menezes, além do playground infantil Marcus Vinicius Martins Cardoso que se encontra em total estado de abandono, sendo o único local de entretenimento e lazer das crianças e adolescentes do bairro. E tantos outros problemas que afligem a comunidade.
Além dos problemas estruturais que cada bairro vem enfrentado, a falta de políticas públicas que ofereçam oportunidades e o aumento da qualidade de vida da população é outra dificuldade encontrada pelos munícipes. Atualmente poucos são os projetos de iniciativa pública que oferecem aos nossos jovens oportunidades de um futuro melhor. Não existe nenhum projeto voltado para a capacitação da juventude e da população de forma geral, como a implementação de Cursos técnicos, pontos de incentivo e apoio ao artesanato e a cultura, projetos esportivos que socialize e tire os jovens do mundo das drogas e tantas outras ações que poderiam ser realizadas pela municipalidade e não são feitas.
É necessário que o Poder Público e os Agentes Políticos tenham uma visão diferenciada, com foco direto no cidadão, deixando de lado os seus interesses particulares e pensando no bem estar da coletividade. Muita são as ações e projetos que necessitam de ser implementados no município de Paraíba do Sul, mas em especial nos distrito de Werneck e bairros como Inema, Cavarú, Jathaí, dentre outros. O velho dito popular já dizia que “A esperança é a última que morre”, eu acredito e faço parte de uma geração que confia que dias melhores hão de vir e que Paraíba do Sul Pode Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário