quinta-feira, 14 de junho de 2012

Estamos indo no caminho certo?



          Será que temos caminhando para o local certo ou estamos andando por a talhos e sombras?
       Em uma história, Cristo volta à terra e é interpelado por um líder cristão com críticas: Cristo não deveria ter voltado trazendo de novo aqueles valores de misericórdia e justiça e andando no meio do povo apregoando lhe a liberdade. O líder pergunta a Cristo por que voltou para atrapalhar o que a igreja estava fazendo: "Fica sabendo que jamais os homens se acreditaram tão livres como agora, e, no entanto, eles depositaram a liberdade humildemente a nossos pés". O líder religioso, então, acusa Cristo de haver fracassado na sua missão por ter recusado a tentação do deserto: não distribuiu pão (milagres) para atrair público, não realizou espetáculos (jogar-se do pináculo do templo para ser aparado por anjos) e não aceitou as riquezas do mundo que lhe dariam glória e poder facilmente. No conto, o líder religioso diz que agora a igreja estava consertando esse erro que Cristo cometeu porque era perda de tempo esperar discípulos por amor: as pessoas querem mesmo é encontrar Deus por meio do pão, dos milagres, das maravilhas e do poder econômico. Por isso, no conto, Cristo é preso novamente. (o conto "O Grade Inquisidor" do livro Os Irmãos Karamazov).
         Se refletirmos nesta historia e os acontecimentos ocorridos nestas semanas são de fundamental importância para a compreensão correta da própria mensagem evangélica. Talvez seja por isso que os evangélicos brasileiros estejam distorcendo tanto a mensagem bíblica do Evangelho.
         Evangelho de Jesus nunca foi sinônimo de “prosperidade” e principalmente de “enriquecimento ilícito” como temos presenciado no Brasil. Evangelho na Bíblia sempre foi associado aos acontecimentos relacionados à cruz ... morte ... ressurreição, desviando-se do centro da vontade de Deus, que com o seu amor e a sua misericórdia convidou nos a participar da vida eterna que Ele dá por meio de Cristo; e não que qualquer evangelho serve, mas biblicamente falando – somente o Evangelho da Cruz – é capaz de salvar o pecador.
        Esse o caminho que temos percorrido?

                                                                                                                        Carlos Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário