sábado, 31 de março de 2012

Permanência no campo.


... “Manter o homem no campo o homem no campo, é condição essencial para a sobrevivência da espécie humana”.

         Enquanto em países do primeiro mundo as escolas rurais são mantidas, em nosso país é comum deixá-las fechadas.
         Em nosso município há alguns anos, as escolinhas rurais foram fechadas. Não sei quais foram os motivos alegados.
         As crianças trazidas para outras escolas maiores absorvem outros costumes e se distanciam das culturas rurais. É uma mudança radical na vida delas.
         Antes acordavam a meia hora do início das aulas, ouviam o cantar dos galos e o mugir das vacas no curral. Andavam alguns metros e já se encontravam em suas escolas, onde eram recepcionadas por merendeiras risonhas suas conhecidas, pois que, nesse ambiente, todos se conhecem. As professoras vinham  de outros distritos mas logo faziam parte das famílias locais, pois muitas se hospedavam nas residências do lugar.
         Assim num ambiente totalmente familiarizado aprendia as primeiras letras e os primeiros números. Merendavam verduras e legumes plantados por seus próprios pais e vez por outra, viajavam até os centros maiores para comprar coisas que o campo não produz.
        Quando atingiam 12 ou 13 anos começavam a estudar em escolas que ofereciam series mais adiantada.
 O importante é que até então, permaneciam ao lado dos seus pais que lhe ensinavam o amor a terra e princípios de respeito pela natureza.
        Com o fechamento das escolas rurais, os alunos saem de casa antes do raiar do sol em ônibus ou em vans, muitas vezes lotadas, com motoristas que em alguns casos não estão preparados para a função que exercem ou tem o horário muito apertado para cumprir, pois correm muito em estradas que não apresentam condições para tal.
       Ao chegar em novas escolas, encontra-se com crianças de outras culturas e o choque realmente é instantâneo. Elas se adaptam? Claro, pois crianças têm um alto grau de adaptabilidade.
        Só que não podemos avaliar as distorções que essa mudança prematura de ambiente pode causar em suas personalidades em formação.  
        Há de se destacar o esforço que os bem intencionados professores têm de fazer para juntar tão diferentes personalidades.
        Viajando recentemente por outros países observei que há escolas afastadas dos grandes centros para poucos alunos no intuito de mantê-las em contato com sua terra, mas isso é outra conversa...
        Somos infelizmente um país onde a educação não é pensada por educadores, mas por políticos.
                                                                                                                                           Neuza Affonso

Um comentário:

  1. Amei!!!
    Acada dia que passa,a senhora me surpreende mais!
    Parabéns!
    Mônica.

    ResponderExcluir