sábado, 31 de março de 2012

ADMINISTRAÇÃO X POLÍTICA


“Quando uma entra na área da outra há problemas na gestão pública, mas quando ambas deixam de se ajudar, o desastre é certo.” AFH

             Caro leitor do 4º Distrito de Paraíba do Sul, sou blogueiro no município e, desde 2010, venho escrevendo sobre Gestão Pública e Corrupção. Fico muito feliz de ter este trabalho reconhecido e de ter recebido este convite do meu amigo Márcio para escrever no seu Jornal Comunitário, o único e talvez o primeiro de Paraíba do Sul.
Minha tarefa é de levar reflexões ao nobre cidadão a respeito da cidade que temos (realidade) e da cidade que queremos (sonho).
         Com uma previsão de gastos (despesas) da
ordem de quase 86 milhões de reais para este ano, pelo Decreto N° 1014/2012 promulgado pelo prefeito Gil Leal, publicado no Jornal de Paraíba do Sul, Ano XLIV – N° 7055 – 26 e 27 de janeiro de 2012, página 3, não podemos ficar de fora daquilo que os Poderes Públicos Municipais andam fazendo com nosso dinheiro.
         Vale ressaltar que somos a 2ª Economia da Micro-Região Centro Sul, quase sempre atrás de Três Rios em muitos indicadores, mas por vezes perdendo para Areal e Levy Gasparian.
         Certa feita um fiolósofo disse que “NÓS TEMOS O TAMANHO DE NOSSOS SONHOS”. Embora sonhemos alto com o pé no chão, o mesmo não se dá com muitos políticos de Paraíba do Sul, que insistem em manter as coisas como estão.
RECLAMAÇÕES
Neste espaço você pode trazer reivindicações.
1.       Muitas pessoas de Werneck reclamam diariamente da Viação Werneck. No mês passado vi um dos ônibus desta empresa andando “tortinho”.
2.       Além dos problemas de suspensão e armotecedor, tem sido regulares os atrasos em horário de trabalho (às 7:30h), com pessoas chegando atrasadas aos seus locais de trabalho. Motivo: Os ônibus quebram, tendo de haver a substituição dos mesmos.
         É vergonhosa esta situação que perpetua há anos! De nada adiantaram reclamações, Abaixo-Assinados, indicações de vereadores, denúncias no Ministério Público.    A situação é praticamente a mesma, somado ao valor no mínimo questionável da passagem.
         Mas, VOCÊ SABIA que Paraíba do Sul nunca realizou uma Licitação para a Concessão de novas linhas de ônibus?
VOCÊ SABIA que isso depende apenas da boa vontade do Executivo Municipal fazer?
Imagina como não melhoraria os serviços!!!
        Só uma pergunta: Se o Prefeito pode e nunca fez uma Licitação para as linhas de ônibus, por que não faz? Deixo para você responder.
3.Quem tem complicado a vida do Sul Paraibano também é a empresa CEDAE! Será que não estaria na hora de municipalizar o abastecimento de água do município, a exemplo de Levy Gasparian e Três  Rios?

     Outra reclamação recorrente é do estado de conservação das ruas e estradas. O Gil disse em sua última entrevistas disse que este ano este assunto é prioridade.
        Aliás, gostaria de pedir a compaixão dos leitores com o nosso prefeito, pois o mesmo afirma receber as mesmas críticas ácidas de uma meia dúzia de gato pingado insatisfeita com sua Administração. Se você faz parte dessa meia dúzia ...
       
       Por fim, nossas críticas ácidas são apenas:
A saúde deixa muito a desejar
O Turismo está largado às traças
A infra-estrutura do município está péssima
Não existem políticas públicas ou investimentos para a Agricultura e Pecuária
O meio-ambiente vai de mal a pior
Bem, vamos parar por aqui.
Mas encerro este artigo com dois elogios merecidos:
Parabéns aos Secretária de Educação Adelaide e ao Secretário de Indústria e Comércio Márcio Simões pelo brilhantismo no trabalho.
                                                                                                                Aldeir  Felix Honorato

Nenhum comentário:

Postar um comentário