sábado, 31 de março de 2012

Ministério da Saúde divulga índice de qualidade dos municípios brasileiros

          Paraíba do Sul recebeu média 5,63 e tem cobertura de 100% da população, mesmo assim a saúde do município vai mal a pior.
             Na semana em que o município de Paraíba do Sul foi protagonista de um escândalo na área da saúde, com a distribuição em praça pública de uma cartilha de prevenção a danos, que ensina como usar drogas, o Ministério da Saúde divulgou o índice governamental de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus), divulgado nesta quinta-feira, e que mostrou que 27% da população brasileira vive nas cidades com as piores notas de qualidade dos serviços da rede pública.
               Dos 5.563 municípios, mais de 70% da população (134 milhões de pessoas) vivem nas 4.066 cidades (73,1% do total de municípios) que receberam notas entre 5 e 6,9. Somente 1,9% - cerca de 3,2 milhões de brasileiros - reside no grupo dos 347 municípios mais bem pontuados, que conquistaram nota superior a 7.
    Paraíba do Sul fica acima da média Nacional, mas saúde é a área pior avaliada na atual gestão. A saúde do município está doente.
 O município de Paraíba do Sul no interior do estado do Rio recebeu a nota de 5,63 ficando acima da média nacional que foi 5,47 e acima da média para o estado do Rio de Janeiro que recebeu 4,58 sendo o terceiro pior sistema de saúde do país.
 Mesmo alcançado o índice de 5,63 e possuindo cobertura de 100% da população, a saúde no  município está doente.                                Diariamente a população vem reclamando da falta de médicos nos PSF’s, falta de remédio e materiais básicos, além também das condições estruturais que algumas Unidades de Saúde se encontram precisando de reformas emergências, o transporte de pacientes é ineficiente, segundo relatos por diversas vezes os veículos quebram durante as viagens. Mesmo com uma população de quase 43 mil Hab. o município não possui uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e não é visto esforços para mudar tal quadro.
 Outro grave problema na saúde do município é a falta de um Hospital que atenda as demandas do município, muitas das vezes o paciente chega até a unidade e tem que ser transferidos as pressas para a unidade de saúde do município vizinho de Três Rios.       Segundo o diretor geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Três Rios, de todos os atendimentos realizadas na unidade, cerca de 10% a 15% são pacientes de Paraíba do Sul.
Sendo a área de maior rejeição no Governo Municipal, a área da Saúde recebe milhões de reais em verbas provenientes do Governo Estadual e Federal, no entanto, os investimentos são mínimos.
Em alguns PSF’s a fila para marcação de consultas se inicia as 5 horas da manhã, e como se já não bastasse ainda há limite do número de vagas. Os problemas não param por aí, mas o que a população quer saber são as soluções para os seus problemas e a aplicação do conceito que o paciente tem que está em primeiro lugar.
Você pode acessar a pesquisa completa através do Site do Ministério da Saúde
  Fonte da matéria:   http://portal.saude.gov.br/                                              
                                                                                                                           Tiago Martins                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário