sábado, 22 de outubro de 2011

Festa de Nossa Senhora da Glória em Werneck

            Todos os anos um milagre acontece e nós não damos conta: A festa anual de N.S da Glória.
Quem chega para orar ou dançar nem imagina o que acontece nos preparativos. É um ir e vir de voluntário, que trabalham, até a exaustão e mesmo assim se sentem felizes.
No fim de maio, o conselho convida para uma reunião que abrange toda a comunidade religiosa. A primeira reunião é sempre marcada pela presença de poucas pessoas.
Discutem-se principalmente quem será responsável por essa ou aquela atividade. Nas outras reuniões que são praticamente sucessivas, ou seja, semanais, as responsabilidades vão sendo demarcadas. Ai, começa um corre corre que só termina uma semana após a festa.
As reformas necessárias na igreja, no salão e na cozinha são feitas. As senhoras responsáveis pela coleta de alimentos saem em suas ruas recebem suas listas. Os bilhetes para o almoço já começam a ser adquiridos pelos interessados nos avisos ao fim das missas de domingo, avisa-se aquelas que têm habilidades manuais para iniciarem seus trabalhos para a barraca de artesanato.
Ofícios para a P.M, PC, Guarda municipal e Light são redigidos e entregues. Estes são enviados, também, para os diversos estabelecimentos comerciais, que culturalmente tem o costume de ajudar com donativos.
O programa é um acontecimento à parte. Quem vai tocar para animar a parte social, quem vai patrocinar e também quem ficara responsável pela parte litúrgica?
Como será os textos de louvor a virgem santíssima?Onde arranjaremos padres para diversas celebrações?
Sim porque nosso pároco é um só para atender a várias comunidades. Ao fim de dezenas de telefonemas e muitas conversas com outras comunidades que nos ajudam, tudo é definido e o nosso pároco aprova então se envia todo o material para a gráfica.
Agora sim, já temos um programa. A festa será às vésperas e no dia da Padroeira: 15 de agosto.
Há que se aprontar cânticos para as celebrações. Canta-se o que se cantar, encerra-se sempre com o hino de N.S da Glória.
A decoração da igreja é a parte importante dos preparativos, bem como a do andor e também do salão. Para isso temos ali voluntários que, anualmente com prazer, largam seus inúmeros afazeres e transformam tudo em maravilhas, simplesmente por amor a Nossa Mãe Celeste.
Não se pode fazer festa sem as melhores iguarias, para isso contamos com várias equipes que a despeito dos melhores alquimistas, transformam ingredientes simples em delícias da nossa culinária.
Faz-se almoço para 700 pessoas, o restaurante serve diariamente à noite, quantidade igual ou maior de pratos variados.
Temos também pasteis e batata belga, apreciadíssimos pelos visitantes.
Invariavelmente no sábado à noite, acontece o leilão de salgados, esperado por um número grande de admiradores.
Recebemos doações de vários locais, inclusive de fora do nosso município. Interessante destacar que esse leilão é feito por homens que coletam, temperam e assam todas as peças que serão leiloadas.
Outra colaboração que nos é, também, de grande valia, além dos estabelecimentos comerciais é a dada pelas escolas, através de suas diretoras que nos ajudam com coletas diversas.
Há ainda a participação dos barraqueiros que enfeitam o pátio com a oferta de todos os produtos imagináveis.
Contamos, também, com o leilão de bezerros ofertados pelos fazendeiros das redondezas.
O dia da padroeira começa bem cedo com alvorada, animado pela Banda 17 de Março e salva de fogos.
À tarde a procissão atravessa toda a cidade iluminada por velas e com a participação da banda o que faz inigualável. Do final da caminhada, a missa solene em homenagem a Nossa Senhora.
Quando termina a missa, é de arrepiar, ouvir o coro formado por todos os fiéis, que uníssono, entoam o hino a Nossa Senhora da Glória.
Nossa Senhora da Glória, divina mãe do senhor...
É milagre puro!
       Neuza Affonso.                                                                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário