domingo, 23 de outubro de 2011

A data que passou e ninguém lembrou

1º de outubro, dia do vereador

       No Brasil tem data para tudo e para todos.       Existe dia do meio ambiente, dia do motorista, dia do trabalho, dia do beijo, dia do solteiro, dia de tudo que se possa imaginar.
E no dia 1º de outubro foi comemorado o dia do vereador. Todos os dias escutamos nos noticiários algo sobre política, os vereadores, mas muitas vezes nem prestamos atenção quanto às funções do vereador. Afinal, você sabe o que um vereador faz? Você sabe quais são as obrigações de um vereador?
O vereador tem duas funções principais: fiscalizar as ações da Prefeitura e legislar. A segunda implica em analisar e votar, aprovando ou rejeitando, projetos de lei apresentados pelos próprios parlamentares, pelo Executivo (Prefeitura) ou pela sociedade civil. O parlamentar, como parte de seu mandato, exerce suas funções também fora das salas do legislativo, seja visitando as comunidades ou participando de discussões sobre temas municipais em eventos fora da Câmara. Mas, em grande parte do tempo, estão nos gabinetes, nas comissões técnicas ou em plenário, onde são apreciados e votados a maioria dos projetos que podem se transformar em leis municipais.
 Do ponto de vista estrito da Constituição Federal, o vereador pode: • Aprovar, emendar ou rejeitar o projeto de orçamento do município, que é de iniciativa do Executivo. • Definir de que forma o solo urbano deve ser ocupado: altura dos prédios, uso residencial ou comercial etc. • Fiscalizar permanentemente atos do governo – acompanhar e denunciar irregularidades da administração municipal ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. Exemplo: acompanhar o resultado das licitações, empenho e pagamento das firmas contratadas; acompanhar como o dinheiro é aplicado e verificar a qualidade dos serviços. • Criar normas gerais sobre concessão de serviços públicos. • Conceder títulos de homenagem e a Medalha Anchieta aos cidadãos.
E o vereador não pode: • Alterar a estrutura administrativa da Prefeitura. • Gerar despesa pública fora do orçamento. • Legislar sobre assuntos de competência do Estado ou da União.
A rigor, o vereador não tem obrigação de atender fora do seu horário de trabalho em Plenário.
Isso pode ocorrer em circunstâncias especiais. Porém, o vereador, como agente político, sozinho ou acompanhado de seus assessores, pode e deve fazer o atendimento aos seus eleitores nos bairros, vilas e centro da cidade. O vereador, também, não é obrigado há ficar o tempo todo em seu gabinete como pensam muitas pessoas.  Nem os seus assessores. 
Constitucionalmente o trabalho de um vereador e de seus assessores não se limita apenas ao
Plenário ou ao prédio da Câmara. Fontes: www.camarasaa.mg.gov.br  e  www.institutoagora.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário