sábado, 11 de junho de 2011

A VOZ DE WERNECK-3ª EDIÇÃO

                     Você já colocou em prática os seus direitos e  deveres de cidadão?
       
 É desta forma que começo a terceira edição do jornal  a Voz de Werneck, com uma questão que se fosse bem compreendida pela população, seríamos certamente mais ouvidos, respeitados e muito mais fortes perante a tudo e a todos.
       Antes de qualquer coisa, o que é ser um cidadão?
      Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usuflui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei, ou seja, exercer a cidadania de suas obrigações e luta, para que o que é justo e correto seja colocado em prática.
      O voto é um dos principais deveres de cidadão.                                                   “Embora tenha sido tão manipulado nos ultimos anos.”

São os nossos deveres de cidadão

-Votar para escolher nossos governantes.
-Cumprir as leis.
-Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.
-Educar e proteger nossos semelhantes.
-Proteger a natureza.
-Proteger o patrimônio público e social do país.
-Colaborar com as autoridades.


São nossos Direitos de cidadão
-Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
-Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte .
-Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisas senão em virtude de lei.
-Ninguém deve ser submetido à tortura nem tratamento desumano ou degradante.
-A manifestação de pensamento é livre, sendo vetado o anonimato.
-A liberdade de consciência e de crença é inviolável,sendo assegurado o livre exercícios de cultos religiosos e garantida, na forma de lei, a proteção aos locais de cultos.
        A constituição de 1988 reserva ainda cinco capítulos aos direitos fundamentais do cidadão, com várias categorias sobre os direitos individuais e coletivos.
        Outras leis não podem deixar de ser conhecidas, como o Estatuto da criança e do adolescente e o Estatuto do idoso.       
        Os direitos e deveres não podem andar separados, afinal só quando cumprimos com nossas obrigações, permitimos que os outros exercitem seus direitos e deveres de cidadão.
       Sendo assim, até um papel de bala que se joga na rua de sua casa, fora da lata de lixo, é um exemplo simples mais de fácil compreensão do seu direito de exigir limpezas e melhorias, mas também de seu dever seu de cidadão,  de conservar, e até mesmo cobrar dos outros que se faça o mesmo, o exemplo vem de casa e isto serve para todos.
      Para que uma comunidade cresça e prospere é preciso que todos exerçam seus direitos e deveres com compromisso, dicernimento e autoridade. 

Um comentário:

  1. Meu amigo Márcio, você é sem dúvidas um exemplo de atitude em nosso bairro, entendo a sua revolta assim como aprovo sua postura diante deste desastroso governo municipal, poucos tem a coragem e a vontade de mostrar a verdade e principalmente instruir o povo a enxergar o melhor caminho.
    Não sou Deus para saber do futuro, mas me sinto com a obrigação de lhe dizer que já conseguiu mudar a cabeça de muita gente.
    Juízo e perseverança meu amigo, a batalha esta apenas começando.
    Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir