quarta-feira, 15 de junho de 2011

fim de assinatura básica da telefonia fixa

15.06.2011 
Deputados querem fim de assinatura básica da telefonia fixa

Deputados da Comissão de Defesa do Consumidor pediram nesta terça-feira, 14 de junho, em audiência pública, o fim da cobrança da assinatura básica na telefonia fixa. Alguns parlamentares também criticaram a postura da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que considerou a cobrança necessária para cobrir custos das operadoras.
O presidente da comissão, deputado Roberto Santiago (PV-SP), não ficou satisfeito com as explicações das telefônicas e disse que falta independência à Anatel. "Você percebe que eles estão na defesa das concessionárias. Nós queremos um órgão fiscalizador que tenha a mais completa e absoluta isenção”, criticou. “Se a sociedade não concorda com essa regra, tem que fazer o debate e mudar a regra."
Antes, o superintendente de serviços públicos da Anatel, Roberto Pinto Martins, havia ponderado que as despesas fixas das operadoras de telefonia fixa são maiores que as da telefonia móvel. A assinatura básica, segundo ele, tem o objetivo de cobrir esses gastos que independem do número de usuários, como os custos com a depreciação da rede e dos equipamentos.

O diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy, acrescentou que a assinatura básica também serve para que as operadoras possam cumprir as metas de qualidade impostas ao serviço, prestado em regime público. Ele afirmou que o fim ou mesmo a redução da assinatura teria forte impacto no setor e causaria desequilíbrio.

Consumidor
O fim da assinatura básica é o principal motivo de ligações para o Disque Câmara (0800 619 619). A medida está prevista no Projeto de Lei 5476/01, do ex-deputado Marcelo Teixeira, que motivou 540,2 mil ligações para a central no ano passado. O número corresponde a 75,1% de um total de 719,1 mil ligações.
A advogada Flávia Lefévre, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor- Proteste, defendeu a revisão das tarifas e destacou que o valor da assinatura básica aumentou 2.500% desde a privatização do setor, em 1998. "Isso pesou no bolso do brasileiro que não teve a renda aumentada nessa razão", disse.
Para Flávia, a cobrança de uma assinatura básica mais cara se justificava pela necessidade de universalizar o serviço. Hoje, com o telefone fixo disponível em todo o País, ela acredita que a taxa poderia ser mais barata.
A advogada alertou ainda que, embora o País possua 44 milhões de acessos fixos instalados, só 32 milhões são contratados. Segundo ela, isso significa que "as classes mais baixas não conseguem pagar 40 reais de assinatura básica." "Os acessos que crescem hoje no Brasil são da classe média que assina os combos de telefone, televisão por assinatura e internet em banda larga", concluiu.

Fonte: Agência Câmara          Clube notícias   Foto: Reprodução

2 comentários:

  1. Marcio Vasconcellos - Boa Tarde

    Venho através deste destacar a importância das últimas matérias que tens publicado aqui no Blog tanto sobre a comunidade de Werneck, divulgando mais sobre os acontecimentos e atrativos local tanto as matérias de caráter educativo e informativo. Mediante isso, publiquei suas matérias em nosso Blog, Juventude Ativa, tanto como forma de divulgar ainda mais o Blog "Eu amo Werneck" quanto levar essas informações para nosso público.

    Mais uma vez parabenizo pelas ações e nos colocamos a disposição para trocarmos ideias, publicações e etc.

    Um Forte Abraço
    Tiago Martins
    Juventude Ativa

    ResponderExcluir
  2. Márcio Alves Vasconcellos- Eu amo Werneck16 de junho de 2011 às 18:07

    Amigo Tiago Martins do blog Juventude Ativa, muito obrigado pela força, sei que as vezes largo um pouco a desejar pela minha falta de tempo, sendo assim acabo acumulando idéias,confesso até que me surpreendeu a quantidade de visitas que tive nestes dois meses e alguns dias.
    Admiro muito os trabalhos que tens postado, na verdade estamos bem de amigos blogueiros, pois tem muita gente boa aqui em nossa cidade.
    Quanto as matérias do blog, pode usa-las quantas vezes precisar.
    Mais uma vez obrigado,pode contar comigo sempre.

    ResponderExcluir