quinta-feira, 28 de julho de 2011

Relembrando uma parte da história

Praça Júlio Batista nos dias de hoje


construção da Sede,aos fundos loja do Tio Paulo


Centro de Werneck na época do barracão
Werneck hoje,sem o barracão e asfaltado




















    Werneck
Um pequeno lugarejo perto da cidade de Paraíba do Sul, surgiu por volta de 1900 a 1920 um distrito onde poucas casas existiam, cerca de 10 a 20 moradores no centro.
As terras do Sr. Joaquim Rodrigues da Silva com o passar dos anos passaram a pertencer ao Sr. Barão de Palmeiras. Este lugarejo era dividido em vales onde tinha um corredor de casas, uma fonte de água que abastecia seus moradores e um botequim cujo proprietário era o Sr. Juca Amarante.
A primeira farmácia pertencia ao Sr. Ferreirinha e ficava a poucos metros do centro (rua Coronel João Werneck). Neste mesmo local foi fundada a 1ª escola, onde a professora Dª Magnólia dava aulas do 1º e 2º turno.
No centro de Werneck também passava a linha auxiliar Central do Brasil que cortava as terras da fazenda Glória do Mundo.
Por volta de 1920, eis que surgem novos moradores que compram trechos de terras que pertenceram a José Celeiro. Outra parte de terra foi vendida pelo Sr. Joaquim Pinto da Motta.
Nesta mesma terra bem no alto do morro foi fundada a igreja Nossa Senhora da Glória, isso por volta de 1930. Um pouco antes em 1920 surge a primeira padaria e também a Araci, primeira Viação que pertencia a Roque Daniel, que transportava moradores do local para lugarejos vizinhos.
Tudo foi melhorando aos poucos, e a partir de 1950 começa a evolução do distrito, surgindo uma bomba de gasolina que pertencia a firma Oliveira Leal.
Verduras e legumes que já eram comercializados dentro de Werneck, também eram vendidos e despachados de trem para outras regiões, por volta de 1946 o povo foi atendido com a construção de um barracão.
Nas terras em torno da estação foram construídas casas para alguns funcionários e agentes. Também atrás da mesma estação morava a família do Sr. Jerônimo Martins da Silva, comissário e Delegado da época.
Esse delegado morava na subida da igreja Católica, onde foi instalada a 2ª escola já no ano de 1940.
O nome da escola era Barão de Palmeiras, originário do fazendeiro Barão de Palmeiras, tendo como diretora Carolina do Amaral de Andrade.

Pesquisa feita na  Biblioteca do C. E. B. Palmeiras
A nossa história é muito rica e é importante que saibamos nossas origens e como foi que tudo começou. Suas dificuldades e vitórias, principalmente a força do nosso povo.
Nas próximas edições, contarei  a história completa de Werneck e região, do inicio até os dias de hoje.

10 comentários:

  1. bem marcio boa tarde, li o seu jornal olha entendi o seu jornal porq tenho ensino superior incompleto mas vc que tem o ensino medio esta escrevendo umas coisas que um pessoa que tem primario nao entende fale a lingua do povo vc gastou varias folhas de jornais para escrever uma coisa que se resumiria em uma só, outra coisa que puxaçao de saco desse pessoal que se diz elite de werneck quero só ver se eles vao o eleger , ao comentar com algums amigos sobre vc simplesmente falaram que rapaz anti socil fala com quem ele quer , olha hulmidade é o principio de todas as coisas, sabemos tb que em nossa sociedade nao se encontra somente pessoas catolicas , temos espiritas evangelicas, sim que o jornal é seu mas poderia colocar fotos de pessoas em lugar neutro e tb nao pense que seu jornal esta fazendo sucesso, pessoas da sua falam que vc é anti saocial será marcio que se vc for vereador coisa impossivel ,vc saberia nos representar outra simpatia ou vc tem ou nao tem seja democartico pos seu que seu negocio é vou para justiça to escrevendo asim do mesmo jeito que vc escreveu no jornal mas tb olha nao é ruim nao espero que vc melhore um pouco somente isso para que pesoas possam entender espero a proxima ediçaodeste jornal e vamos ver outra coisa se filie a um partido pos o tempo esta seesgotando bem sei vc nao esta filiado a nehum e como vai vim a candidato bem sei que tem que se filiar se a um partido nao se identificou com nehum nao e possivel mas nem tudo sao espinhos e lembre se nem jesus agradou a todos nao e vc que ira agradar a esta critica e construtiva basta vc aproveitar comentario de uma pessoa simpatica do povo de werneck que ouviu esses comentarios ok abraços e ate o proximo

    ResponderExcluir
  2. Márcio Alves Vasconcellos- Eu amo Werneck2 de agosto de 2011 às 05:53

    Sabe o que me deixa muito tranqüilo em relação ao seus estúpidos e ignorantes comentários, quando você me chama de anti-social. Por conta disso tenho Definitivamente a certeza que você não passa de um impostor, de uma pessoa que esta de alguma forma se sentindo ameaçada e vem aqui chorar suas mágoas.
    Você começou a ficar preocupado, não é mesmo?
    Também quem um dia podia imaginar um simples pintor de construção civil, com muito mal o 2° grau completo incomodar tanto as pessoas.
    Meu caro, você não esta incomodado pelos meus erros de português, mas sim pelas minhas atitudes.
    Baseado no que um dia disse aquele jogador de futebol. "Você pensa que me engana, e eu finjo que estou sendo enganado."
    Pra encerrar o assunto, meu caro.
    O "anti-social e semi-analfabeto aqui", sabe bem o que pode e principalmente o que esta fazendo.
    Tantos problemas no bairro e você perdendo o tempo pra tentar me esculachar.
    Acorda pra vida e se enxerga seu bobo.

    ResponderExcluir
  3. Marcio.
    Acho que o impostor aqui é você!
    Ta na cara que ambos os textos são seus, isso é uma artimanha sua pra causar um debate em seu blog, que tenho acompanhado, e vejo que não tem muita freqüência.
    Tente fazer as coisas de maneira espontânea, não crie artifícios para se promover, seja você mesmo, e credito que terá muito mais reconhecimento.

    Aprenda uma coisa, amigo: “Não existe atalho no deserto, a duna de hoje não estará no mesmo lugar amanhã”
    Todos têm o direito de se promover, mas nunca à custa do outro, principalmente de maneira covarde. E olha que não tenho nada contra você, apenas sei da sua intenção, e gostaria que tivesse êxito, mas para isso, deve-se exercitar duas coisas, humildade e justiça.

    ResponderExcluir
  4. Márcio Alves Vasconcellos- Eu amo Werneck4 de agosto de 2011 às 07:18

    Desta vez eu não irei perder o meu foco como a resposta de antes, em que num momento de raiva falei o que não devia e de maneira precipitada, de certa forma desfigurando a pessoa que sou.
    Olha meu amigo, pra seu governo não sou só eu o responsável pelo jornal e outra, tente entender que esta idéia não foi só minha porem, o único que a colocou em pratica foi eu.
    O problema todo é que todos os outros blogs que eu visito e participo falam da cidade em geral, o que infelizmente não pode acontecer comigo, devido ao meu serviço e a dificuldade de me atualizar em alguns assuntos.
    Agora, você falou sobre a freqüência do blog que no seu ponto de vista não é boa. Discordo completamente com você, para um blog que vem com intuito de falar basicamente de um bairro acho que esta dentro da margem que esperava. “As visitas hoje ficam em torno de 40 a 65 visitas diárias e pra mim já é o suficiente.”
    O problema não esta nos poucos comentários que recebo, e sim de quem as recebo e principalmente por que os fazem, tudo isso levando em consideração que são poucos que tem a coragem de falar abertamente comigo, inclusive dando os seus respectivos nomes.
    Não me preocupo com que os anônimos falam de mim no blog, o que me importa mesmo são os meus amigos e todos que acreditam em minha pessoa. E mesmo quando me esculacham, acho necessário postar os comentários por que penso ser importante e também justo, pois cada tem o seu jeito de pensar.
    A minha satisfação é poder conversar com as pessoas e ouvir pessoalmente as suas opiniões, o blog nada mais é que uma forma de divulgar além do bairro as coisas que acontecem aqui.
    Só para esclarecer, não ganho nada pra fazer o jornal ou muito menos o blog, além de muito cansaço e dor de cabeça, mas te confesso que apesar de tudo estou gostando do que venho fazendo.
    Pra finalizar queria lhe dizer que não sou e nunca fui um covarde, só faço deferente da maioria das pessoas, sempre tive comigo algo que penso ser inexplicável. “Vontade e coragem para mudar a nossa realidade”
    Se me conhecesse, certamente me entenderia.
    Pra que não pense que quero debate ou qualquer coisa assim, se quiser entre em contato comigo pelo e-mail
    euamowerneck@yahoo.com.br

    Do mais lhe agradeço pelo comentário e que Deus nos abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  5. olha marcio meus erros de portugues sao porq estou escrevendo e nao me prendo a detalhes pos a lingua portuguesa foi feita para ser entedida se vc endenteu bem , vou te mostrar que sou capaz nas eleiçoes de 2012 a qual virei representar o meu povo de werneck, olha vc nao tem resolvido nada fazer ligaçoes todos fazem quem diz que o merito é seu, senti que vc nao suporta critica , olha nao sou eu que digo pessoas da sua rua que te conhece falou que vc é anti social, nao sou eu que vou descordar , outra coisa vc nao esta incomodando ninguem , blog qualquer um pode criar entao porq eu nao criei , olha nao criei pos estou esperando ganhar as eleiçoes para criar meu blog e dizer olha eu fiz a solicitaçao disso eu fiz a solicitaçao daquilo por sabemos que nao fazemos nada apenas solicitamos, vc que nao quer merito ta vendo eu liguei eles vieram eu fui la eles fizeram foi vc nada, e ai que vc vai puxar saco desta vez,por marcio tira a mascara e deixa de ser hipocrita estou ancioso pelo jornal hahahahahae ai vc tb nao respondeu porq nao esta filiado a nehum partido vc ja era para ter se identificado com algum o prazo para filiar- se esta terminando se nao vc irá ficar na curva olha continue andando por werneck e fazendo sim nada que sabe eles lembram de vc n nas eliçoes vc sabera quem sou eu em breve hhahahahahhaha aguardem !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Márcio Alves Vasconcellos- Eu amo Werneck4 de agosto de 2011 às 18:22

    Meu querido, você já ta ficando chato!
    O seu problema é comigo mesmo? Tem certeza?
    Esta vai ser a ultima resposta que darei a você e a este tipo de comentário, definitivamente isto não acrescenta nada de valor ao blog e muito menos a mim.
    Na verdade, nunca fui fã de ficar discutindo como e com anônimos, ainda mais nestes termos.
    Acho que é valido um comentário em que seu autor se resguarda por algum motivo de revelar o seu nome, mas tudo dentro de um limite do qual acho que você já foi além há muito tempo.
    Quero dividir idéias, poder discutir assuntos sérios e com pessoas serias se possível que tenham nomes.
    Por conta de comentários como os seus, me ridicularizam achando que estou simulando um debate, coisa que definitivamente não preciso.
    Pra finalizar este assunto lhe deixarei duas perguntas que certamente serão as respostas que estas a procurar dês do momento que me ofendeu pela a primeira vez.
    O que você representa hoje dentro de sua comunidade?
    E o mais importante, você já fez algo pela sua comunidade?
    Responda-se e siga o seu caminho.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. OLHA AQUI ESTA SUA RESPOSTA SEU HIPOCRITA Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.

    Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

    Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;

    Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. VC VAI SABER ENTENDER NAO PRECISO SER VC ANDAR COM JORNAL N AO EM WERNECK DIVULGANDO

    ResponderExcluir
  8. Márcio Alves Vasconcellos- Eu amo Werneck11 de agosto de 2011 às 06:40

    Meu amigo, eu não entendo o que te fiz para que tenha tanta raiva assim de mim.
    Será que é por conta da minha religião? Se for a única coisa que posso fazer agora no momento é lhe pedir perdão e lhe esclarecer que não faço e nunca fiz discriminação de religião alguma, mesmo porque quando faço algo pra alguém não me preocupo com a sua cor, classe social ou seu credo. O Deus que sirvo sempre me ensinou que somos todos iguais (macumbeiros, espíritas, católicos, evangélicos...) para mim não faz a mínima diferença.
    Sobre as respostas que lhe dou nas minhas replicas, são todas conseqüências das criticas que me fizeste dês do seu primeiro comentário.
    Outra coisa é o fato de você me chamar de Hipócrita, mas que ironia... quer mais hipocrisia que falar de alguém que se quer conhece e o pior, sempre no anonimato. Será que quando um desses políticos bem vestidos, de carrão, mentindo e fingindo ser aquilo que não são, passam em sua casa, a vossa senhoria se presta a fazer o mesmo que esta fazendo comigo ou será que a posição social neste caso faz a diferença?
    Eles lhe fazem falsas promessas, mentem para você com cinismo, não lhe enxergam e não lhe ouve, lhe enganam e mesmo assim eu lhe pergunto você também os trata desta maneira? Aposto que não!
    Então! Porque o fazes comigo?
    Tenho plena consciência que apesar de todos os meus pedidos e de todas as minhas reivindicações, não é e não será nunca de minha autoria obra alguma, mas esta não é e nunca foi a minha intenção.
    Não preciso que pensem que foi por minha intervenção que algo aconteceu ou deixou de acontecer, o que vale é a idéia que quero passar “a que podemos ser a diferença e que não e certo ficar-mos de braços cruzados esperando por gente que não esta nem ai para nós.”
    Ao contrário da grande maioria, não tenho medo e tão pouco consigo me calar diante de tanta falsidade, sei também que não sou o melhor homem do mundo, mas se olhar bem a sua volta vai perceber que estou longe de ser o pior.
    Não confio e não acredito nesta gente, principalmente os que não são daqui e só nos procuram quando precisam de nós “se é que me entende.”
    Por fim quero dizer que você não é o único a me criticar, mas nunca ninguém o fez desta forma.
    Outros já me disseram o que pensam e te confesso que nem sempre foi aquilo que gostaria de ouvir, contudo a única coisa que me deixa chateado são os críticos parecidos com você, pois falam o que querem, mas nunca tem a coragem de assumir os seus devidos nomes.
    Porque será?

    euamowerneck@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx nao precis apublicar so coloque a resposta que vou saber ok abraços para vc

    resposta enviada no dia 12/08/2011

    ResponderExcluir
  10. Márcio Alves Vasconcellos14 de agosto de 2011 às 15:22

    Que bom que no fim aparentemente acabei conseguindo convencer você de que não sou tão ruim assim, aliás acho que na verdade devo lhe conhecer muito bem e visse e versa.
    Só não pude postar seu comentário na integra, pois você sabe que não é correto e certamente isso poderá me prejudicar no futuro.
    Vamos fazer o seguinte, vou respeitar seu anonimato e seus comentários, mas pedirei a você que quando quiser me dar sugestões e também me criticar faça através do e-mail para que assim possamos conversar mais abertamente, claro tudo dentro das possibilidades.
    Preciso lhe confessar que mesmo não tendo gostado do começo destes debates tenho que lhe agradecer pelas suas criticas, pois me fizeram acordar pra questões que ainda deixo muito a desejar.
    Do mais fique com Deus e até breve.

    ResponderExcluir