quinta-feira, 28 de julho de 2011

Em defesa do meio ambiente.

No mês de junho comemorou-se o dia do meio ambiente. Nesta data os jornais, revistas e televisão sempre nos mostram uma série de reportagens com catástrofes ocorridas por desrespeito a natureza e mostram também resultados alcançados por pessoas ou comunidades que desenvolveram algum tipo de cuidado que resulta em benefícios para o meio ambiente.
Há muito tempo venho tentando não agredir desnecessariamente a mãe terra. Assim: Não desperdiço água, tudo que minha horta dá tento consumir, faço uma cultura rotativa em meu pequeno quintal e colho anualmente muito mais hortaliças que muitos sitiantes só usando esterco orgânico.
Todas as folhas não aproveitáveis para o consumo humano são cozidas  juntamente com cascas de legumes e misturadas a ração dos meus cães, tento assim reduzir ao máximo a produção de lixo. As folhas das árvores são condicionadas no fundo do quintal e desta maneira ao fim de seis meses tenho uma terra orgânica excelente para os meus vasos.
Outra coisa que costumo fazer é engarrafar o óleo de frituras. Nunca, nunca mesmo, atiro o óleo em meu quintal. O óleo armazenado por mim e alguns dos meus parentes é levado para locais de coleta em outro estado, pois lamentavelmente não contamos com esse serviço por aqui. Lá este material é aproveitado  para fabricação de sabão.
Pensei que poderíamos, todos, nos juntar e fundar locais de coleta onde a população pudesse levar esse óleo impróprio para uso culinário.
Você sabia que 1 litro de óleo polui 20.000 litros de água em nosso lençol freático? Por isso não jogue óleo no seu quintal, nem em sua pia. Ok!
    Neuza Affonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário