quinta-feira, 28 de julho de 2011

Direitos dos idosos


Quando se coloca em foco o perfil demográfico da população mundial torna-se nítido o crescimento da terceira idade, compondo um novo quadro geográfico. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) a população com 60 anos ou mais corresponde a 8,6% do total da população brasileira. Tal expectativa de vida tem sido possível devido aos avanços tecnológicos propiciando avanços no setor da saúde. Adaptar-se a essa nova parcela da sociedade exige do governo melhor preparo para o acolhimento aos idosos.
Diante desse contexto, foi criado em Outubro de 2003 o Estatuto do Idoso, que tem como finalidade adequar as leis as necessidades dessa parcela da população. Contudo, tais leis não são exercidas em seu êxtase, uma vez que a sociedade as conhece parcialmente. Sendo assim, a falta de conhecimento da população tem como consequência falhas na aplicação do Estatuto do Idoso, bem como nos demais Estatutos.
Portanto, as leis que ordenam o Brasil são comuns a todos, mas não representam a emancipação das classes. O processo de socialização dessas legislações implica na disseminação de informações sobre o assunto, tendo como finalidade empoderar a população. O empoderamento significa dar ao povo o poder de escolha e, consequentemente, autonomia sobre suas ações, cabendo a sociedade a busca por tal conquista.
 ( Contribuição de um colaborador )

Nenhum comentário:

Postar um comentário