sábado, 30 de abril de 2011

Da-lhe Barão.

           



       

           como um ex aluno, gostaria de  dizer que achei tremendo, algo extraordinário o encontro do mestre  Martinho  da Vila, com  professores  e alunos do colégio Estadual Barão de Palmeiras. 

                  Não estou lembrado de em tempo algum ter acontecido algo tão legal com nosso colégio, quero parabenizar a minha amiga e diretora Maria Lúcia, as professoras Sandra e Patrícia, aos alunos, e a todos que fazem parte desta família chamada Barão de Palmeiras.


       O encontro foi de vocês, mas a alegria é de todos nós.

Parabéns!


                  Martinho da Vila dá aula de samba para alunos da rede

Os alunos do Colégio Estadual Barão de Palmeiras, em Paraíba do Sul, viveram um sonho na tarde de ontem, ( 06/04/2011): receberam uma aula de samba de um mestre da música popular, Martinho da Vila. Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental conheceram a obra do cantor e compositor da Vila Isabel através do Programa MPB nas Escolas, parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Instituto Cravo Albin. A ideia da professora Sandra Rocha, de Artes, era complementar o trabalho com uma entrevista do Martinho, que para a alegria dos jovens fãs, topou realizá-la pessoalmente.

A emoção dos alunos começou antes do cantor chegar. O encontro, por sugestão do Martinho da Vila, foi na sede do Instituto Cravo Albin, na Urca. O casarão, que fica na beira do morro do Pão de Açúcar, tem uma vista de cartão postal da cidade. Além da paisagem, a exposição “Vozes de Nelson Cavaquinho” maravilhou os estudantes, que tiraram muitas fotos. Os jovens foram recebidos pelo presidente do Instituto, Ricardo Cravo Albin.

Para a maioria, como a aluna Nilma Siqueira, de 16 anos, era a primeira vez no Rio de Janeiro.

- Fizemos uma viagem de três horas para chegar aqui. Estou achando tudo lindo.

De acordo com a professora idealizadora do encontro, Sandra Ramos, os alunos escolhidos para o passeio foram os que tiveram melhor desempenho na produção dos trabalhos e envolvimento nas atividades realizadas para o projeto MPB nas Escolas.

- Foi um incentivo para os que mais se destacaram. Tivemos apresentação de música, dança, e confecção de figurino. Desenvolvemos um trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Educação Física, explicou.

Martinho da Vila chegou em seguida, e cativou os alunos com sua voz calma e o jeito que ele mesmo classifica como “devagar, devagarinho”. Respondeu com paciência as perguntas dos alunos, a maior parte sobre sua vocação artística e carreira musical.

- O samba é muito agregador. Não tem preconceito. Tanto que a escola recebe pessoas de todas as classes, todas as cores.

Assumindo seu lado educador, o cantor e compositor contou aos alunos que tem um projeto de escrever um livro contando a história do samba para crianças.

- O samba para mim é o símbolo do Brasil, afirmou.

Ao final do bate-papo descontraído com os alunos, Martinho ouviu os adolescentes cantarem dois de seus maiores sucessos, “Devagar Devagarinho” e “Mulheres”, acompanhando com palmas.

O pandeirista do grupo, Álvaro Henrique, de 18 anos, que também pretende ser músico, achou Martinho “gente boa”.

- Valeu muito a pena esta experiência.
 Fonte: Assessoria de Comunicação da Seeduc

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário