sábado, 31 de março de 2012

A VOZ DE WERNECK - 6ª edição


                                    Fazenda da Várzea
             A fazenda da Várzea que primitivamente foi conhecida por Narchea, compunha-se de uma área de quatro sesmarias pertencentes ao bandeirante Garcia Rodrigues Paes, o fundador.
            Com a morte da Garcia, em 1738, seu patrimônio passou ao filho Pedro, que incorporou ao nome o apelido Leme. Aberto o testamento de Pedro Dias Paes Leme no Rio de Janeiro, em 1785, a grande fazenda da Várzea coube ao filho José Pedro Francisco Leme, que a transmitiu a filha Joaquina Francisca da Costa Leme.
             Esta à vendeu ao coronel José Inocêncio de Andrade Vasconcelos em 14 de agosto de 1832. Adquirindo partes de outros herdeiros, fez da Várzea o coronel,  magnífica propriedade, imperando ali mais tarde fina aristocracia.
            Quando José Inocêncio comprou a sede da Várzea, já grande parte da fazenda do século xvlll fora adquirida pelo sargento Manuel Borges de Carvalho, senhor das grandes áreas conhecidas por Engenho da Cavaru.
            Era homem de atividades singular e grande patriota. Em setembro de 1824 hospedou em sua fazenda por quatro dias grande número de soldados da companhia de Cavalaria da 2ª linha da Província de Minas Gerais, expedicionária à corte para apoiar Pedro l, que passava a impor sua política à força.
            Na Várzea havia festas alegres e pomposas, onde imperava aprimorado gosto e duravam dias, com o dono da casa de sobrecasaca, assim como todos os convidados. Era exímio marcador de quadrilhas e gostava de boa música. Foi cavaleiro de prestigio dentro do município, exercendo diversos cargos públicos, como membro da primeira Câmara em 1833.
             Era a Várzea,  zona bastante povoada e em 1836 seus principais moradores, entre si aparentados, eram Calixto Cândido Gonçalves, fundador do Sertão do Calixto, localidade na serra ao sul de Cavaru.
            O coronel José Inocêncio de Andrade Vasconcelos faleceu de febre amarela em 27 de abril de 1878, e hoje já não existe mais a sede da famosa fazenda da Várzea.

                                                                      Conteúdo retirado do livro de Pedro Gomes da Silva

O eleitor sonso e o político sem vergonha.

                                           
                Quem nunca ouviu falar na compra de votos? Quem nunca presenciou ou foi abordado por um elemento oferecendo dinheiro em troca de uma assinatura ou números de documentos?
        Vai dizer que você não conhece a famosa cesta básica distribuída por vigaristas, que de uma forma bem desumana se aproveitam das dificuldades de algumas famílias carentes para angariar votos? Você acha isso tudo normal?
        Infelizmente essa vem sendo a nossa realidade nos últimos anos, ou porque não dizer nas ultima eleições, e as consequências todos nós já conhecemos. Má administração, desleixos e indiferença quanto às necessidades do povo.
      
        Políticos que nunca moveram uma palha em favor do povo têm curiosamente em seus currículos mais de um mandato, mandatos estes vazios cuja única finalidade foi ganhar dinheiro e juntar o mesmo para as próximas eleições.
        Convido você sul paraibano, que ama a sua cidade e deseja uma renovação para a mesma a dar um basta nesta situação.
        Esta na hora de mostrarmos que o volume do bolso de um homem não mostra o caráter do mesmo como político. 
        Dinheiro não é competência meus amigos como alguns pensam, e sim diploma de burrice. Ou alguém tem duvidas da incapacidade de quem compra votos?
                                                                                                           Márcio Alves Vasconcellos

Apoie essa ideia

       Campanha Municipal a favor de uma eleição limpa.
                                                                          Os Dez Mandamentos Do Eleitor Consciente
     1º – Valorizar e dignificar o voto, utilizando-o para o engrandecimento do PAÍS, fortalecimento e grandeza da DEMOCRACIA e segurança da FAMÍLIA, para garantia do futuro de nossos filhos e netos.
    2º – Não permitir que a corrupção, forjada e manipulada pelo Poder Econômico, faça de seu voto um instrumento ao alcance dos que só estão interessados em satisfazer suas ambições pessoais.
    – Repudiar candidatos que, fantasiando-se de idealistas e humanitários, prometem mundos e fundos, além de dinheiro, emprego, alimento e remédio, com o intuito de explorar, em todos os sentidos, a boa-fé do eleitor.
   – Condenar frontalmente os candidatos que, não respeitando a integridade do voto livre e consciente, exploram a miséria, com o objetivo de coagir eleitores a lhes dever favores e a votar por gratidão.
       – Evitar votos brancos ou nulos com a desculpa de que nenhum dos candidatos merece ser votado, pois isso representa um julgamento injusto que poderá beneficiar os piores candidatos em prejuízo dos melhores.
       – Advertir eleitores menos informados de que o voto secreto lhes garante a liberdade de consciência, que está acima de compromissos ocasionais e espúrios com candidatos corruptores. Votar em eleições livres é assumir compromisso com a própria consciência.
       – Repelir a ação dos cabos eleitorais que, a troco de dinheiro e outras recompensas, agem como agentes comerciais ntermediários, fazendo do voto alheio uma mercadoria lucrativa e relegando o eleitor ingênuo à condição de explorado.
       - Desprezar qualquer tipo de propaganda eleitoral que atente contra a lei e a propriedade pública e privada, pois candidato que não respeita a lei não pode merecer o respeito e muito menos a confiança de eleitor que pretende valorizar seu voto.
        9º – Nunca esquecer que o voto consciente é que contribui para fortalecer o verdadeiro poder democrático, que é o Poder do Povo, representado no Governo e nos Legislativos pelos cidadãos que são eleitos em eleições livres e soberanas.
       10º - Defender seja onde for, a valorização do voto, mediante reconhecimento de que todos nós, que possuímos título de eleitor, somos responsáveis pelos atos daqueles que elegemos e podemos ser responsabilizados pela democracia que temos.
   
   Desenvolvido e distribuído pelo MONAV.
                                              Movimento Nacional Pela Valorização do Voto.
       Lançado no dia 24 de outubro de 1985, no Auditório Senador Teotônio Vilela, da Câmara Municipal de São Paulo, é um Movimento de luta contra a fraude e a corrupção eleitoral.
       Este material tem por finalidade ser divulgado, distribuído e trabalhado em toda a cidade de Paraíba do Sul.

Histórico da Sociedade Musical 17 de Março

     O nome da sociedade marca a data de sua fundação. No ano de 1957 um grupo de amigos liderado por Altair Giovanini, teve a ideia de formar em Werneck (4º distrito de Paraíba do Sul), uma banda musical.

        Para a ocasião foi convidado o mestre José Miranda que indicou o então jovem Júlio Baptista de Souza, que deu inicio às aulas e formou a banda.
        A primeira apresentação foi na festa do Senhor Bom Jesus de Matozinhos. Fez história a participação da banda no programa de Paulo Roberto na radio Nacional em 1962.
        Nos anos 1980 participou do encontro de todas as bandas do estado do Rio de Janeiro no sambódromo.
Com o falecimento de Júlio Baptista, a manutenção da banda tornou-se difícil, mas os dirigentes seguem com o desafio.
        Em 17 de março deste ano, foram comemorados os 55 anos de existência desta que sem dúvidas é nosso patrimônio e peça fundamental de nossa história.
        Parabéns ao Maestro Jorge Soares e demais músicos, que mesmo diante de tantas dificuldades dão continuidade e devido valor a esta herança deixada pelos nossos antepassados queridos.  

Momento de reflexão:


                  O servo de Deus é como um beija-flor (Mc 1,29-39)

        Logo no primeiro Capítulo do Evangelho de Marcos, Jesus já começa a realizar curas, e veja só o que acontece... a cidade inteira se reuniu na frente da casa onde Ele estava, e Jesus curou muitas pessoas. E aí vem o detalhe interessante: no meio da madrugada, Jesus se afasta para rezar num lugar deserto. Enquanto rezava, os discípulos vieram procurá-lo para dizer que as pessoas continuavam em busca dEle! Provavelmente para que fossem realizadas mais curas! Foi então que Jesus resolveu sair daquela cidade e passar pelas outras cidades da Galiléia para levar sua Palavra e curar outras pessoas.
        A mensagem que fica deste Evangelho é que quando começamos o nosso trabalho para a edificação do Reino de Deus, mais e mais trabalho aparece! Quando ouvimos e damos conselhos para algumas pessoas, outras pessoas começam a se aproximar de nós, para também compartilhar seus problemas... Quando começamos a doar um pouco de nós em prol dos outros, passamos a perceber que somos como aquele beija-flor levando gotas de água para apagar o incêndio na floresta.
        Mas Jesus, com toda a sua sabedoria, sabia que precisava abranger uma área maior para que a sua mensagem fosse absorvida e frutificasse para as próximas gerações. O principal que Jesus veio fazer não foram as curas do corpo, mas a cura definitiva: a do coração.
        Por isso existem pessoas que padecem de doenças do corpo, mas conseguem manter a paz do espírito... essas pessoas têm o coração curado. Essas pessoas têm a fé, a esperança de que nem a dor, nem a solidão, nem a morte são capazes de nos afastar do AMOR DE DEUS! E Deus cuida de forma especial dessas pessoas que confiam na sua misericórdia e se entregam aos desígnios dEle.                       
                                                                                                                                      Carlos Eduardo

Ministério da Saúde divulga índice de qualidade dos municípios brasileiros

          Paraíba do Sul recebeu média 5,63 e tem cobertura de 100% da população, mesmo assim a saúde do município vai mal a pior.
             Na semana em que o município de Paraíba do Sul foi protagonista de um escândalo na área da saúde, com a distribuição em praça pública de uma cartilha de prevenção a danos, que ensina como usar drogas, o Ministério da Saúde divulgou o índice governamental de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus), divulgado nesta quinta-feira, e que mostrou que 27% da população brasileira vive nas cidades com as piores notas de qualidade dos serviços da rede pública.
               Dos 5.563 municípios, mais de 70% da população (134 milhões de pessoas) vivem nas 4.066 cidades (73,1% do total de municípios) que receberam notas entre 5 e 6,9. Somente 1,9% - cerca de 3,2 milhões de brasileiros - reside no grupo dos 347 municípios mais bem pontuados, que conquistaram nota superior a 7.
    Paraíba do Sul fica acima da média Nacional, mas saúde é a área pior avaliada na atual gestão. A saúde do município está doente.
 O município de Paraíba do Sul no interior do estado do Rio recebeu a nota de 5,63 ficando acima da média nacional que foi 5,47 e acima da média para o estado do Rio de Janeiro que recebeu 4,58 sendo o terceiro pior sistema de saúde do país.
 Mesmo alcançado o índice de 5,63 e possuindo cobertura de 100% da população, a saúde no  município está doente.                                Diariamente a população vem reclamando da falta de médicos nos PSF’s, falta de remédio e materiais básicos, além também das condições estruturais que algumas Unidades de Saúde se encontram precisando de reformas emergências, o transporte de pacientes é ineficiente, segundo relatos por diversas vezes os veículos quebram durante as viagens. Mesmo com uma população de quase 43 mil Hab. o município não possui uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e não é visto esforços para mudar tal quadro.
 Outro grave problema na saúde do município é a falta de um Hospital que atenda as demandas do município, muitas das vezes o paciente chega até a unidade e tem que ser transferidos as pressas para a unidade de saúde do município vizinho de Três Rios.       Segundo o diretor geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Três Rios, de todos os atendimentos realizadas na unidade, cerca de 10% a 15% são pacientes de Paraíba do Sul.
Sendo a área de maior rejeição no Governo Municipal, a área da Saúde recebe milhões de reais em verbas provenientes do Governo Estadual e Federal, no entanto, os investimentos são mínimos.
Em alguns PSF’s a fila para marcação de consultas se inicia as 5 horas da manhã, e como se já não bastasse ainda há limite do número de vagas. Os problemas não param por aí, mas o que a população quer saber são as soluções para os seus problemas e a aplicação do conceito que o paciente tem que está em primeiro lugar.
Você pode acessar a pesquisa completa através do Site do Ministério da Saúde
  Fonte da matéria:   http://portal.saude.gov.br/                                              
                                                                                                                           Tiago Martins                                                                                             

ADMINISTRAÇÃO X POLÍTICA


“Quando uma entra na área da outra há problemas na gestão pública, mas quando ambas deixam de se ajudar, o desastre é certo.” AFH

             Caro leitor do 4º Distrito de Paraíba do Sul, sou blogueiro no município e, desde 2010, venho escrevendo sobre Gestão Pública e Corrupção. Fico muito feliz de ter este trabalho reconhecido e de ter recebido este convite do meu amigo Márcio para escrever no seu Jornal Comunitário, o único e talvez o primeiro de Paraíba do Sul.
Minha tarefa é de levar reflexões ao nobre cidadão a respeito da cidade que temos (realidade) e da cidade que queremos (sonho).
         Com uma previsão de gastos (despesas) da
ordem de quase 86 milhões de reais para este ano, pelo Decreto N° 1014/2012 promulgado pelo prefeito Gil Leal, publicado no Jornal de Paraíba do Sul, Ano XLIV – N° 7055 – 26 e 27 de janeiro de 2012, página 3, não podemos ficar de fora daquilo que os Poderes Públicos Municipais andam fazendo com nosso dinheiro.
         Vale ressaltar que somos a 2ª Economia da Micro-Região Centro Sul, quase sempre atrás de Três Rios em muitos indicadores, mas por vezes perdendo para Areal e Levy Gasparian.
         Certa feita um fiolósofo disse que “NÓS TEMOS O TAMANHO DE NOSSOS SONHOS”. Embora sonhemos alto com o pé no chão, o mesmo não se dá com muitos políticos de Paraíba do Sul, que insistem em manter as coisas como estão.
RECLAMAÇÕES
Neste espaço você pode trazer reivindicações.
1.       Muitas pessoas de Werneck reclamam diariamente da Viação Werneck. No mês passado vi um dos ônibus desta empresa andando “tortinho”.
2.       Além dos problemas de suspensão e armotecedor, tem sido regulares os atrasos em horário de trabalho (às 7:30h), com pessoas chegando atrasadas aos seus locais de trabalho. Motivo: Os ônibus quebram, tendo de haver a substituição dos mesmos.
         É vergonhosa esta situação que perpetua há anos! De nada adiantaram reclamações, Abaixo-Assinados, indicações de vereadores, denúncias no Ministério Público.    A situação é praticamente a mesma, somado ao valor no mínimo questionável da passagem.
         Mas, VOCÊ SABIA que Paraíba do Sul nunca realizou uma Licitação para a Concessão de novas linhas de ônibus?
VOCÊ SABIA que isso depende apenas da boa vontade do Executivo Municipal fazer?
Imagina como não melhoraria os serviços!!!
        Só uma pergunta: Se o Prefeito pode e nunca fez uma Licitação para as linhas de ônibus, por que não faz? Deixo para você responder.
3.Quem tem complicado a vida do Sul Paraibano também é a empresa CEDAE! Será que não estaria na hora de municipalizar o abastecimento de água do município, a exemplo de Levy Gasparian e Três  Rios?

     Outra reclamação recorrente é do estado de conservação das ruas e estradas. O Gil disse em sua última entrevistas disse que este ano este assunto é prioridade.
        Aliás, gostaria de pedir a compaixão dos leitores com o nosso prefeito, pois o mesmo afirma receber as mesmas críticas ácidas de uma meia dúzia de gato pingado insatisfeita com sua Administração. Se você faz parte dessa meia dúzia ...
       
       Por fim, nossas críticas ácidas são apenas:
A saúde deixa muito a desejar
O Turismo está largado às traças
A infra-estrutura do município está péssima
Não existem políticas públicas ou investimentos para a Agricultura e Pecuária
O meio-ambiente vai de mal a pior
Bem, vamos parar por aqui.
Mas encerro este artigo com dois elogios merecidos:
Parabéns aos Secretária de Educação Adelaide e ao Secretário de Indústria e Comércio Márcio Simões pelo brilhantismo no trabalho.
                                                                                                                Aldeir  Felix Honorato

Parece noticias de um ano atrás, mas não é!


        * Os moradores de Werneck em especial os do Bairro Alvorada e Volta Grande denunciam a falta d água nas comunidades. Segundo eles, a maioria das residências sofrerem a anos com o péssimo serviço prestado pela cedae, a prova disso é que ainda hoje algumas casas só conseguem água através de caminhões pipas.
           Os moradores questionam ainda uma saída da caixa da cedae que vem desperdiçando água tratada, às vezes durante dias e noites sem parar.
          * Moradores da Volta Grande denunciam problemas com os bueiros do bairro. Segundo eles todos os bueiros da parte baixa do bairro estão entupidos e há muito tempo não recebem a devida atenção por parte da prefeitura.
           *O amigo Lorinval da Volta Grande nos denunciou um fato que há tempos vem tirando o sono dos moradores, a contaminação de alguns poços d’água do bairro por coliformes fecais, isso devido a uma fossa antiga que ainda nos dias de hoje recebe residos de algumas casas da região e que segundo ele há anos não sofre qualquer tipo de manutenção ou limpeza.
           * Mais uma vez a comunidade de Werneck, reclama a falta de atenção por parte da prefeitura no que diz respeito aos buracos e valetas expostas em todas as ruas e bairros, o povo questiona a boa vontade e competência da mesma para solucionar estes problemas.
          * Outro fato que também vem chamando a atenção dos bairros são os acúmulos de lixo e algumas ruas sem capinas.
                                                                                                                    Márcio Alves Vasconcellos

A Voz do Corpo e da Mente.

                                                                                                               Sonho meu, sonho meu
                                                                                                                    Vai buscar quem mora longe...
 (Dona Yvone Lara)

         Bem Vindos, todos os bem aventurados, que nos prestigiam nesse momento, com a sua atenção, carinho e precioso tempo é para vocês que esperamos fazer deste espaço uma oportunidade para o conhecimento pessoal e social, onde possamos daqui extrair a motivação suficiente para enfrentarmos o dia a dia, problemas, angustias e também, comemorarmos as felicidades e satisfações que o exercício da superação pode nos ofertar, compartilhando o crescimento em conjunto nesta caminhada que nos lançamos a seguir.

Combata a Ansiedade e o Estresse e viva melhor.

       Atualmente é visível a preocupação do brasileiro com a saúde, a procura por atendimento médico cresce vertiginosamente, mas ainda incomoda o fato desta procura surgir somente no momento em que os sintomas tornam o sujeito incapacitado ou debilitado, inpedindo-o de executar as suas tarefas rotineiras.
     A saúde preventiva e complementar em domicílio, ainda não faz parte da nossa cultura, e o resultado de não adotar estes procedimentos como indispensáveis têm elevado os custos públicos com saúde e previdência, no País.
     O medo por deixar de ser produtivo no Brasil, gera um desgaste tão intenso na população, que muitos trabalhadores se vêem obrigados a suportar cargas laborais exaustivas e em condições cada vez mais indignas, omitindo o que sente para continuar a dar sustento a sua família, entre outros fatores, justificando o fato desta ida ao médico ser adiada ao ponto dos sintomas se tornarem insuportáveis.
     Somado a estes fatores sociais e ambientais, promotores do estresse e ansiedade temos os agravantes como sedentarismo, tabagismo e alcoolismo, que acometem uma grande parcela da população e cada vez mais precocemente.
     E quando o sujeito busca o atendimento já esta doente, os exames apontam as causas orgânicas, que foram afetadas pela carga de esforço e má utilização do corpo, os fatores psicossociais nunca são considerados na avaliação médica e nem sempre a medicalização consegue a remissão dos sintomas, fazendo com que o sofrimento seja amenizado, ou então, esta é administrada dentro de uma dosagem que condiciona o paciente voltar a sua rotina, mas dependente dos fármacos.
     O X da questão ou pergunta que não quer calar nesse momento é quando verdadeiramente esse sujeito adoeceu? Quais sintomas foram ignorados ou ainda os são velados? O estilo de vida tem influência nesses fatores? Como prevenir ou tratar estes problemas?
     A resposta para todas estas questões encontram-se intrinsecamente ligadas, por um fio condutor chamado fator humano e ansiedade, ou fatores psicossociais, pois a visão mecanicista do próprio corpo, com a finalidade de produzir bens de consumo em série, faz com o que o homem desconsidere que o corpo precisa de nutrientes afetivos, promotores do bem estar, tais como família, sossego, descanso, carinho, e outros fatores psicológicos que não se podem quantificar, a ganância e ambição fazem o homem ansiar por mais e mais, afetando a percepção que ele tem sobre si, potencializando o surgimento de doenças, o alienista de Machado de Assis, nos dá essa referência com clareza.
     A presença destes fatores citados acima, que promovem a qualidade de vida são tão necessários para o nosso bem estar quanto o ar e a água para o nosso físico, pois quando ausentes, a nossa mente e corpo entram em descompasso e si descompensam abrindo a porta para o adoecimento psicossomático.
     A sensação inicial que se tem é de que o corpo não mais obedece ao raciocínio, a psicomotricidade fica lenta e desorganizada (cansaço, lentidão, fadiga), momentaneamente a lucidez e orientação se perdem no tempo e espaço, retornando rapidamente ao estado de consciência, o humor se altera, irritabilidade, choro e confusão mental, enxaquecas, dificuldades de memória, sono, concentração e atenção, são os principais sintomas e por serem toleráveis são ignorados.
     À medida que o tempo avança os sintomas vão se intensificando, propiciando a instalação de doenças crônicas ou degenerativas, tais como: hipertensão, diabetes, cardiopatias, Alzheimer, Parkinson e até mesmo o câncer, distúrbios da sexualidade, alimentares, fobias, depressão e outros, encontram-se nesse hall de doenças promovidas por ansiedade generalizada e estresse.
     O combate e o enfrentamento, no desarme a esta bomba relógio, por incrível que pareça é simples e melhor, com baixo custo, pois a medicação que pode salvar e garantir a qualidade de vida chama-se atitude.
    Mudar hábitos nem sempre é fácil mesmo que desejável existem os valores sociais que definem a personalidade influenciando e atuando diretamente sobre os comportamentos, reforçando a resistência a mudar, mas diante dos fatos apresentados o sujeito não tem escolha é mudar ou ter vida breve.
     Prevenção é outra palavra de ordem que deve ser instaurada nos hábitos de vida saudável, mesmo sendo algo massivamente falado, praticar exercícios regularmente de preferência por 30 minutos diários, alimentação balanceada, beber água, abandonar o cigarro e álcool, sopa e canja de galinha não faz mal a ninguém e são algumas das atitudes preventivas, procurar o médico regularmente, viver despreocupadamente, rir bastante, verdade o riso é comprovado cientificamente como terapêutico, adotar um estilo de vida e um ritmo mais harmonioso entre lazer, responsabilidade e trabalho, são fundamentais e indispensáveis e vale lembrar que isto se enquadra a pessoas de todas as idades.
     Havendo a permanência dos sintomas por mais de 3 meses, recomendável a procura por auxílio profissional especializado, com Psicólogos e outros profissionais, pois viver bem é o melhor negócio.
                                              Dr°. Douglas Cardoso
                                                       Psicoterapeuta e Psicólogo Social

                                                       Contato: webdivan@gmail.com

Permanência no campo.


... “Manter o homem no campo o homem no campo, é condição essencial para a sobrevivência da espécie humana”.

         Enquanto em países do primeiro mundo as escolas rurais são mantidas, em nosso país é comum deixá-las fechadas.
         Em nosso município há alguns anos, as escolinhas rurais foram fechadas. Não sei quais foram os motivos alegados.
         As crianças trazidas para outras escolas maiores absorvem outros costumes e se distanciam das culturas rurais. É uma mudança radical na vida delas.
         Antes acordavam a meia hora do início das aulas, ouviam o cantar dos galos e o mugir das vacas no curral. Andavam alguns metros e já se encontravam em suas escolas, onde eram recepcionadas por merendeiras risonhas suas conhecidas, pois que, nesse ambiente, todos se conhecem. As professoras vinham  de outros distritos mas logo faziam parte das famílias locais, pois muitas se hospedavam nas residências do lugar.
         Assim num ambiente totalmente familiarizado aprendia as primeiras letras e os primeiros números. Merendavam verduras e legumes plantados por seus próprios pais e vez por outra, viajavam até os centros maiores para comprar coisas que o campo não produz.
        Quando atingiam 12 ou 13 anos começavam a estudar em escolas que ofereciam series mais adiantada.
 O importante é que até então, permaneciam ao lado dos seus pais que lhe ensinavam o amor a terra e princípios de respeito pela natureza.
        Com o fechamento das escolas rurais, os alunos saem de casa antes do raiar do sol em ônibus ou em vans, muitas vezes lotadas, com motoristas que em alguns casos não estão preparados para a função que exercem ou tem o horário muito apertado para cumprir, pois correm muito em estradas que não apresentam condições para tal.
       Ao chegar em novas escolas, encontra-se com crianças de outras culturas e o choque realmente é instantâneo. Elas se adaptam? Claro, pois crianças têm um alto grau de adaptabilidade.
        Só que não podemos avaliar as distorções que essa mudança prematura de ambiente pode causar em suas personalidades em formação.  
        Há de se destacar o esforço que os bem intencionados professores têm de fazer para juntar tão diferentes personalidades.
        Viajando recentemente por outros países observei que há escolas afastadas dos grandes centros para poucos alunos no intuito de mantê-las em contato com sua terra, mas isso é outra conversa...
        Somos infelizmente um país onde a educação não é pensada por educadores, mas por políticos.
                                                                                                                                           Neuza Affonso

quarta-feira, 21 de março de 2012

Cegonha carioca



No próximo dia 28 de março a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro comemora um ano de cegonha Carioca, um programa inédito no Brasil e que tem por finalidade cuidar das gestantes dês do inicio na descoberta da gravidez até o nascimento da criança.
Uma grande sacada da prefeitura do Rio para ampliar e qualificar o atendimento oferecido às gestantes da cidade.
Com o objetivo de reduzir à mortalidade materno-infantil e incentivar a realização do pré-natal, no Cegonha Carioca a grávida sabe em que maternidade vai ter o seu bebê já no terceiro trimestre de gravidez, recebe enxoval para o recém-nascido e conta com ambulâncias para transporte até a maternidade na hora do parto.




sexta-feira, 2 de março de 2012

Pare o mundo, eu quero descer!


        Que a cidade tem problemas e que nossos representantes nunca tiveram pulso para comandá-la, isso é inquestionável, mas ficarmos mal falados em todo pais e porque não no mundo por burrice, ai já é demais.
        A falta de responsabilidade ou devo dizer inteligência de nosso secretário municipal de saúde foi muito alem do inacreditável.
        Distribuir uma cartilha que faz apologia a todos os tipos de drogas em pleno carnaval foi o mesmo que dizer que aqui em Paraíba do Sul tá tudo liberado.
         “É só fazer direitinho que não tem problema.”
        O senhor Emilson foi imprudente e infeliz em suas atitudes, não soube se quer questionar o conteúdo da cartilha que lhe foi oferecida, se é que isso é verdade!
       Agora eu pergunto, será que ninguém leu o conteúdo das cartilhas antes de distribuí-las?
       E os enfermeiros chefes dos bairros e demais profissionais da saúde de nossa cidade, será que ninguém foi capaz de contestar e questionar o conteúdo deste mesmo material?
      Será que não há reuniões para tratar de assuntos relacionados à saúde em nosso município a qual esta cartilha poderia ser apresentada e recusada?
     Ou devo acreditar que o senhor Emilson é quem decide tudo, mesmo que isso venha a colocar o nome de nossa cidade no lixo, como todos estão falando?
     Ainda assim, entendo que precisamos dividir as responsabilidades, seja ela com o ministério da saúde do estado do Rio de Janeiro ou com algum dos nossos representantes do município, pois se o mesmo ocupa o cargo de secretario de saúde é porque alguém o indicou e o colocou lá.


Link para entrevista feita pelo radialista da radio Globo Rio, Roberto Canazio com o Secretario de saúde de Paraiba do Sul, Senhor Emilson.