sábado, 30 de abril de 2011

Da-lhe Barão.

           



       

           como um ex aluno, gostaria de  dizer que achei tremendo, algo extraordinário o encontro do mestre  Martinho  da Vila, com  professores  e alunos do colégio Estadual Barão de Palmeiras. 

                  Não estou lembrado de em tempo algum ter acontecido algo tão legal com nosso colégio, quero parabenizar a minha amiga e diretora Maria Lúcia, as professoras Sandra e Patrícia, aos alunos, e a todos que fazem parte desta família chamada Barão de Palmeiras.


       O encontro foi de vocês, mas a alegria é de todos nós.

Parabéns!


                  Martinho da Vila dá aula de samba para alunos da rede

Os alunos do Colégio Estadual Barão de Palmeiras, em Paraíba do Sul, viveram um sonho na tarde de ontem, ( 06/04/2011): receberam uma aula de samba de um mestre da música popular, Martinho da Vila. Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental conheceram a obra do cantor e compositor da Vila Isabel através do Programa MPB nas Escolas, parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Instituto Cravo Albin. A ideia da professora Sandra Rocha, de Artes, era complementar o trabalho com uma entrevista do Martinho, que para a alegria dos jovens fãs, topou realizá-la pessoalmente.

A emoção dos alunos começou antes do cantor chegar. O encontro, por sugestão do Martinho da Vila, foi na sede do Instituto Cravo Albin, na Urca. O casarão, que fica na beira do morro do Pão de Açúcar, tem uma vista de cartão postal da cidade. Além da paisagem, a exposição “Vozes de Nelson Cavaquinho” maravilhou os estudantes, que tiraram muitas fotos. Os jovens foram recebidos pelo presidente do Instituto, Ricardo Cravo Albin.

Para a maioria, como a aluna Nilma Siqueira, de 16 anos, era a primeira vez no Rio de Janeiro.

- Fizemos uma viagem de três horas para chegar aqui. Estou achando tudo lindo.

De acordo com a professora idealizadora do encontro, Sandra Ramos, os alunos escolhidos para o passeio foram os que tiveram melhor desempenho na produção dos trabalhos e envolvimento nas atividades realizadas para o projeto MPB nas Escolas.

- Foi um incentivo para os que mais se destacaram. Tivemos apresentação de música, dança, e confecção de figurino. Desenvolvemos um trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Educação Física, explicou.

Martinho da Vila chegou em seguida, e cativou os alunos com sua voz calma e o jeito que ele mesmo classifica como “devagar, devagarinho”. Respondeu com paciência as perguntas dos alunos, a maior parte sobre sua vocação artística e carreira musical.

- O samba é muito agregador. Não tem preconceito. Tanto que a escola recebe pessoas de todas as classes, todas as cores.

Assumindo seu lado educador, o cantor e compositor contou aos alunos que tem um projeto de escrever um livro contando a história do samba para crianças.

- O samba para mim é o símbolo do Brasil, afirmou.

Ao final do bate-papo descontraído com os alunos, Martinho ouviu os adolescentes cantarem dois de seus maiores sucessos, “Devagar Devagarinho” e “Mulheres”, acompanhando com palmas.

O pandeirista do grupo, Álvaro Henrique, de 18 anos, que também pretende ser músico, achou Martinho “gente boa”.

- Valeu muito a pena esta experiência.
 Fonte: Assessoria de Comunicação da Seeduc

                   

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Saldão da Solidariedade- Campanha permanente.

            Mesmo quando criança, eu sempre me perguntava porque das oportunidades serem tão diferentes de uma pessoa para a outra, o porque de famílias tão pobres e outras tão ricas , não aceitei a idéia que a diferença se dava por conta dos estudos, pois e evidente que só tem uma  boa formação aquele que tem o mínimo de condições . Uma coisa é comer arroz com feijão e verdura, somente por querer,  a outra é você não ter a escolha, não ter a opção de se perguntar, o que vou comer hoje? E olhar para  prateleira de mantimentos, e constatar que mesma esta vazia.
          Pare um pouco,  coloque-se  no lugar desses irmãos, deve ser muito triste não ter espectativa nenhuma de vida, olhar para seus filhos e não enxergar a possibilidade de dar o melhor para eles, a casa não é boa, as roupas não são boas, o alimento como já disse fica muito abaixo do que deveria ser, a auto estima já não existe, e também não há forças nem chances para se tentar vencer. Será mesmo que alguém vem ao mundo para passar fome, para andar mal vestido, pra morar mal, de não poder se quer,  ser reconhecidos como gente, porque o racismo esta ai, sendo esfregado na cara de todo mundo, mas não é só o racismo de pele que estou falando, estou falando do racismo por ser pobre, podem ter a certeza, por preconceitos,
muitos são considerados estranhos e tratados de formas diferentes, simplesmente por serem pobres. Pois é assim que acontece e é assim que eu vejo, gente que nasceu sem ter nada, e vai morrer da mesma maneira, sem nunca ter tido nada.
        Não quero ser Sensacionalista,  pois  sei bem que palavras por palavras não vão mudar a vida de ninguém,  também sei que não é a nossa obrigação ser a solução de todos os problemas e dificuldades dessa gente, mas percebo que e desumano  ficar de braços cruzados assistindo tudo de camarote em nossas casas,  sem fazer-mos nada.
       Por isso chamo atenção mais uma vez para a campanha, SALDÃO DA SOLIDARIEDADE, essa campanha que na verdade veio pra ser um ponto de referência pra você, que as vezes quer ajudar alguém e não sabe como.
      O que pode ser doado?
      Sobras de obras e reformas em geral, tipo, janelas, portas, tanques e pias,  roupas, calçados, móveis e porque não, utensílios domésticos?
      Pensem com bastante carinho sobre o assunto, e leve no coração que todos somos irmãos, um com mais,   outro com menos, mas irmãos, e um irmão não deixa jamais um irmão desamparado.
        Fiquem todos com Deus.
                                                             
                                                         Tel. (24) 81578520 
                                      e-mail:  euamowerneck@yahoo.com.br
                                                                                
                                                                                          Márcio Alves Vasconcellos

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Participe da nossa pesquisa:

      
            Sei que a maior parte dos moradores do nosso distrito e região ainda não tem  disponível a Internet em suas casas, mas mesmo assim,  gostaria de pedir para aqueles possuem esta grande ferramenta de comunicação,  que participem da nossa pesquisa:
            
Werneck  
              Pra você, quais são as três coisas que funcionam bem no nosso distrito? E  quais são as três que não funcionam ?
           
                             Nos responda e deixe-nos um comentário.

Amor+ reciclagem = meio ambiente.



 Preservação do meio ambiente, poluição, reciclagem e saúde .                                                                                                        
         
Dia do evento  09/04/2011

        Parabéns a minha amiga e também diretora Glórinha, aos demais  professores, e principalmente os alunos do Colégio Marlí Madeira, que deram um show de participação no dia nove desse mês. Nos dias de hoje, em que a natureza tão fragilizada  nos clama por socorro, este tipo de evento nos mostra que ainda há esperança, e que nem tudo esta perdido.
       O NOSSO PLANETA AGRADECE.                                                                 




COLÉGIO MUNICIPAL MARLÍ MADEIRA



       











       
















          Parabéns aos profissionais da saúde pelo  atendimento realizado durante todo o evento.

   

sábado, 9 de abril de 2011

Você conhece a rua da Mina?

    
                        Pra quem não conhece, esta é a Rua Nossa Senhora Aparecida ou rua da Mina como preferirem. Mas desta vez não vou fazer nenhum comentário, vou fazer diferente, deixarei que cada um tire suas próprias conclusões.    









Quantos anos ainda vamos ter que esperar, para sermos ouvidos.